Neste 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa, a Confederação Sindical de Educação dos Países de Língua Portuguesa (Cplp-se) e suas entidades filiadas, celebram a riqueza, a diversidade e a força de uma língua que une continentes, histórias e culturas. No entanto, mais do que comemorar a existência de um idioma compartilhado, é preciso reafirmar que a verdadeira valorização da língua portuguesa passa, necessariamente, pelo compromisso com uma educação pública de qualidade.
A educação é a mola propulsora que impulsiona o uso correto, consciente e criativo da língua portuguesa. É por meio dela que ampliamos nosso repertório, que acessamos outras formas de conhecimento, que participamos da vida cultural, política e social. É através da educação que a língua ganha corpo, voz e sentido para transformar vidas.
Os países das entidades filiadas à Cplp-se vivem situações complexas e que precisam ser conhecidas e denunciadas, para que de fato possam ter soluções.
Reivindicamos, portanto, que os governos dos países de língua portuguesa se comprometam de forma efetiva com:
Uma educação pública, laica, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada;
Valorização real de profissionais da educação, com salários dignos, condições de trabalho adequadas e formação continuada;
Estrutura escolar de qualidade, com ambientes acolhedores, que promovam o prazer de estar na escola e estimulem o aprendizado;
Reconhecimento do papel central da língua portuguesa no desenvolvimento integral dos estudantes, sobretudo no acesso à cultura, à ciência, à arte e à cidadania.
É urgente garantir uma educação que reconheça e valorize estudantes e educadores como sujeitos fundamentais da transformação social. Que a língua portuguesa não seja apenas instrumento de comunicação, mas ponte para a liberdade, a expressão, o pensamento crítico e a criação.
Neste Dia Mundial da Língua Portuguesa, afirmamos que não há celebração possível sem compromisso com a educação. Porque é na sala de aula,nas bibliotecas, nos livros, nas falas, nos textos e nas práticas pedagógicas que a língua vive, se expande e resiste.
Que essa data inspire compromissos concretos, ações efetivas e políticas públicas que façam da educação e da língua portuguesa alicerces de um futuro mais justo, democrático e solidário para todos os povos da nossa comunidade.
Pela valorização da língua portuguesa. Pela educação como direito. Pela dignidade de quem ensina e aprende.
Confederação Sindical de Educação dos Países de Língua Portuguesa
Comments