A Carta de Fortaleza, aprovada no Seminário Internacional da Educação, promovido pela Confederação Sindical da Educação dos Países de Língua Portuguesa (CPLP-SE), está sendo amplamente divulgada e será apresentada na Cúpula Social do G20, que acontecerá no dia 14 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro.
O evento, que reunirá representantes internacionais e líderes do setor educacional, discutirá as principais pautas sociais e educacionais globais. A apresentação dos resultados do seminário ocorrerá das 09h às 11h, na Sala 25, dentro do espaço Kobra, que tem capacidade para 400 pessoas.
Durante o encontro, os detalhes da Carta de Fortaleza serão compartilhados com os líderes presentes, com o objetivo de destacar a urgência de um compromisso global com uma educação pública, inclusiva e de qualidade para todos.
Entre os pontos abordados na Carta, estão os alarmantes números globais: 270 milhões de crianças e adolescentes fora da escola e aproximadamente 800 milhões de adultos analfabetos, a maioria mulheres e meninas. Outro problema crítico destacado é a falta de professores/as qualificados/as, especialmente em áreas rurais e regiões desfavorecidas.
A Carta de Fortaleza traz uma série de recomendações e propostas para os países do G20, incluindo a valorização dos profissionais da educação, a melhoria das condições de trabalho nas escolas e o combate às desigualdades no acesso ao ensino de qualidade, especialmente nas regiões mais vulneráveis.
O evento promete ser um marco importante nas discussões globais sobre educação e direitos sociais.
Veja a carta na íntegra clicando aqui.
Comments