A Confederação Sindical da Educação dos Países de Língua Portuguesa (CPLP-SE) reuniu, em 27 de julho de 2024, em Buenos Aires, Argentina, num pré-evento integrado no 10º Congresso da Internacional da Educação (IE). Heleno Araújo, Secretário-Geral da CPLP-SE, salientou a importância deste Fórum sindical da lusofonia, que juntou delegados, observadores e convidados do congresso, todos empenhados na construção, visibilidade e fortalecimento de uma confederação forte, unida em torno de uma visão solidária e de uma esperança comum.
O Fórum revisitou a história da CPLP-SE, as atividades recentes da organização e preparou o calendário de ações a levar a cabo nos próximos tempos. O Fórum ultimou também as intervenções a realizar nas resoluções do congresso da IE. “Jefferson Pessi foi a nossa coluna vertebral para este congresso da IE”, salientou José Augusto Cardoso, coordenador da CPLP-SE. “O trabalho é muito, os desafios são cada vez mais diversos e estamos sempre a melhorar numa verdadeira justiça social, democracia, paz, cooperação, solidariedade. Seremos sindicalistas até ao último suspiro”, concluiu.
Heleno Araújo discorreu sobre a identidade da CPLP-SE e a importância de um futuro de mãos dadas, em torno de uma educação de qualidade, democrática e livre, no espaço de uma verdadeira Lusofonia. Entre os maiores desafios que nos esperam estão a definição da nossa visão em comum, o planeamento estratégico com análises regionais, o engajamento e planificação, a negociação coletiva, a precarização, salários dignos, ou a formação e capacitação sindical, tendo em vista a atratividade da profissão docente, melhores sistemas educativos e o desenvolvimento de cada país e da própria CPLP-SE.
Outras etapas são a representação em organizações internacionais, ganhar o estatuto de observador consultivo, a assistência e apoio jurídico, psicológico e social, a inovação e adaptabilididade, a promoção da nossa cultura sindical e fomentar programas de intercâmbio no espaço da lusofonia.
Comments