
Imagem: Freepik
O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado em 11 de fevereiro, é um dia de conscientização para abordar a disparidade de gênero na educação e promover mais oportunidades para as mulheres cientistas. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para lembrar a importância da participação feminina na área.
As mulheres têm desempenhado um papel fundamental no avanço das áreas de Ciência e Tecnologia ao longo da história, com diversas descobertas, inovações e contribuições em pesquisas e estudos. Apesar dos avanços, ainda existe uma lacuna de gênero quando se trata da educação STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, na sigla em inglês) e que precisa ser superada.
Para a Cplp-se a participação das mulheres nas ciências é importante para estabelecer uma maior diversidade de pensamentos, referências, métodos e abordagens no fazer científico. Isso garante maior riqueza e complexidade na produção e nos resultados, além de promover um mercado de trabalho mais equilibrado e fortalecer a identidade de meninas que desejam seguir carreira na área.
Incentivar a presença feminina em áreas como tecnologia, física, engenharia, matemática e outras colabora também com o fim da discriminação entre os gêneros, bem como de estereótipos direcionados à capacidade das mulheres. Quanto mais mentes pensantes em prol do combate às ameaças sociais e climáticas, melhor.
A igualdade de gênero é também uma das prioridades da Cplp-se e o apoio a jovens meninas, sua formação e suas habilidades plenas para fazer com que suas ideias sejam ouvidas impulsionam o desenvolvimento e conquistas sociais.
Essa luta fortalece a construção de um futuro mais justo e igualitário, onde todas as meninas e mulheres tenham a oportunidade de alcançar seu pleno potencial na ciência.
Comments