DESTAQUESTODAS

Primeira reunião do projeto de formação em Guiné-Bissau

0

Começou nesta segunda-feira (26), conduzida pela CPLP_SE (Confederação Sindical da Educação dos Países de Língua Portuguesa) e pela IE (Internacional da Educação), a primeira reunião de apresentação do projeto de formação de lideranças sindicais na área de educação, em Guiné-Bissau. O projeto é custeado com recursos disponibilizados pelo Sindicato dos Professores da Noruega, a fim de formar lideranças que sejam, posteriormente, multiplicadoras desse processo.

O encontro, que está sendo realizado no âmbito do Sinaprof (Sindicato Nacional dos Professores de Guiné-Bissau) vai até a próxima quarta-feira (28). Estão presentes no país africano o dirigente do sindicato norueguês, Ole Otterstad, que é conselheiro sênior de Assuntos Internacionais da União da Educação da Noruega; o coordenador de Capacitação da IE, Jefferson Pessi; e o secretário-geral da CPLP_SE, José Augusto Cardoso.

Segundo Cardoso, a comissão diretiva do projeto terá cerca de 7 ou 8 lideranças. Na discussão a efetuar, além da apresentação dos diferentes dirigentes e parceiros, estão a ser debatidos os objetivos e as metodologias.

“Discutimos até agora os princípios da planificação estratégica. Ou seja, vamos analisar o contexto atual, porque o país passou por eleições e está a vir um novo governo, disse o secretário-geral da CPLP_SE.

Os participantes tambem estão a fazer uma análise do contexto político, econômico, social e tecnológico, incluindo temas que passam por legislação na área de educação, avanço da direita nas políticas educativas; aparecimento de escolas privadas, desinvestimento nos serviços públicos, desvalorização da profissão docente, déficit orçamentário; trabalho infantil, abandono escolar; abandono das zonas rurais pelos professores, dificuldade de acesso a computadores e internet e escassez de oferta de educação pública no interior do país, o que compromete o direito universal à educação

admin

I Congresso da Confederação Sindical de Educação dos Países de Língua Portuguesa

Previous article

CPLP-SE encerra formação de formadores em Angola

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in DESTAQUES