ANGOLADESTAQUESNOTICIASTODAS

CPLP-SE encerra formação de formadores em Angola

0

O secretário-geral da CPLP-SE, José Augusto Cardoso, esteve em Angola, nos últimos dias, para o encerramento do curso de formação de formadores iniciado em julho de 2022. O curso, realizado por meio de parceria entre a CPLP-SE, a IE (Internacional da Educação) e a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores da Educação, Cultura, Desporto e Comunicação Social de Angola? totalizou 60 horas de formação, entre encontros presenciais e remotos.

José Laurindo, Presidente do Sindicato Provincial dos Trabalhadores da Educação (Província de Benguela) e sindicato membro da FSTECDCSA

O encontro aconteceu na província de Huíla. “O objetivo do curso foi criar quadros para que os próprios possam depois disseminar esse tipo de formação sindical”, explicou Cardoso. O encerramento foi feito em dois dias, durante os quais, segundo o secretário-geral da CPLP-SE, “fizemos o balanço, tiramos dúvidas de algumas questões, verificamos aquilo que nos faz falta fazer”, a fim de “potenciar aquilo que eventualmente ainda não conseguimos desenvolver. Portanto, os desafios ainda são grandes”.

Com Vasco de Almeida, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação da Província da Huila (FSTECDCSA)

A partir da finalização do curso, a CPLP-SE foi instada a participar de dois projetos demandados pela federação. O primeiro é o plano estratégico de desenvolvimento sindical, que também será desenvolvido em parceria com a IE. O segundo tem a ver com a necessidade de escolas que atendam às crianças sujeitas à transumância das famílias. “Devemos ser parceiros naquilo que se puder desenvolver”, afirmou.

Formação de Formadores: conclusão do projeto formativo de dirigentes sindicais iniciado em 2022 (Lubango, província da Huila, 4 e 5 de agosto

“A formação foi muito proveitosa. Mas pudemos perceber que há questões no interior de Angola nos fazem recuar no tempo quase 100 anos. Há escolas que têm dificuldades tremendas. Nomeadamente, por exemplo, ausência do quadro de ardósia, que é o próprio quadro retangular onde se escreve e que não existe. Ou inexistência da própria escola física. Ou turmas que andam à volta dos 100, 120 alunos”, lamentou.

Seminário com a Direção do Sindicato da Educação da Província de Benguela (Catumbela, 1  de Agosto)

Outros diálogos

O secretário-geral da CPLP-SE aproveitou a visita a Angola e se reuniu, em Luanda, com representantes do Sinprof (Sindicato Nacional dos Professores de Angola ). “Tratamos de assuntos de interesse do sindicato e da CPLP-SE e falamos das questões do próximo congresso que vamos realizar am Amarante”, relatou Cardoso. “Foi a primeira reunião que fizemos com o Sinprof fora do quadro institucional do congresso.”

“Depois, seguimos e fomos ter com nossos camaradas na província de Benguela, onde a federação estava à nossa espera”, contou. “Participei eu, na qualidade de secretário-geral da CPLP-SE, fazendo um seminário sobre as questões atuais do sindicalismo, os desafios e as questões que nos preocupam e que serão debatidas no congresso.”

Reunião com SINPROF em Luanda, no dia 29 julho

Para o secretário-geral, a experiência em Angola comprova que a luta da CPLP-SE se dá em todos os espaços. E a realidade vista lá só faz reforçar a batalha por melhores condições de trabalho e por uma educação de qualidade referenciada socialmente, porque temos como centro o fato de que a educação é uma ação transformadora.

admin

Primeira reunião do projeto de formação em Guiné-Bissau

Previous article

1° Congresso da CPLP-SE: Confira a programação e o regulamento

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in ANGOLA