No Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, é crucial refletirmos sobre as persistências das desigualdades e preconceitos que permeiam o mundo. Apesar dos avanços e das conquistas, a discriminação racial ainda é uma realidade enfrentada por muitos, manifestando-se de diversas formas, desde o acesso desigual a oportunidades até a violência estrutural que marginaliza comunidades inteiras.
Neste mesmo dia, celebramos também o Dia Mundial da Poesia, uma homenagem àqueles que, com suas palavras, transcendem barreiras e dão voz às experiências, lutas e esperanças de seus povos. Para dar visibilidade a essas datas, acolhemos a Confraria dos Poetas, Confraria dos Poetas sediada no Brasil, um dos países que compõem a CPLP_SE. O trabalho da Confraria é marcado pela diversidade cultural e étnica, a poesia tem sido uma ferramenta poderosa para denunciar injustiças, promover a inclusão e inspirar a mudança.
Neste contexto, reconhecer a interseção entre o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial e o Dia Mundial da Poesia é reconhecer a importância de dar voz aos excluídos, de celebrar a diversidade e de lutar incansavelmente por um mundo mais justo e igualitário para todos.
Comments