O Fórum Internacional “Promovendo Colaboração Efetiva para Reinventar a Educação Pública” realizou, nesta quinta-feira, 17 de julho, visitas a importantes instituições de ensino da Guiné-Bissau: a Escola de Ensino Básico Unificado Justado Vieira, a Unidade 17 de Fevereiro, a Universidade Amílcar Cabral e a Escola Normal Superior Francisco Mendes (Chico Tchê).
Essas visitas proporcionaram uma experiência extremamente enriquecedora, reafirmando que a educação é, de fato, o caminho mais concreto para a transformação social. No entanto, para que essa transformação aconteça, é fundamental a construção de parcerias sólidas entre os trabalhadores e trabalhadoras da educação e os poderes políticos constituídos, responsáveis pela formulação e implementação das políticas educacionais.
Nós, sindicalistas e educadores, buscamos essa construção coletiva e pautados inclusive pelas recomendações das Nações Unidas sobre a Profissão Docente, atualizadas em 2024, que defendem uma educação pública de qualidade sustentada por uma força de trabalho docente respeitada, valorizada e altamente qualificada.
Os temas debatidos durante o Fórum , como: o investimento na formação e valorização dos profissionais da educação , terão continuidade na programação desta sexta-feira, em nossa luta por uma nova construção educacional no espaço da lusofonia.
Comments