IE e CPLP-SE recebidos por professores do SINAPROF
Um grupo de professores do SINAPROF (Sindicato Nacional dos Professores da Guiné-Bisssau) e seus alunos, receberam, na passada tarde de cinco de novembro, no aeroporto da Guiné-Bissau, uma delegação da Internacional da Educação (IE) e da CPLP-SE (Confederação Sindical da Educação dos Países de Língua Portuguesa), exibindo em uníssono cânticos locais.
Aqueles educadores expressavam, de uma forma eufórica, o relevante papel sindical dos docentes na esperança de uma grande evolução nas condições de trabalho e na Educação naquele país africano.
Na recepção à delegação encontravam-se Domingos de Carvalho, Presidente do SINAPROF, e também Malam Ly Baldé, Secretário-Geral da Confederação Geral dos Sindicatos Independentes da Guiné Bissau (CGSI-CI).
Para Domingos de Carvalho, o objetivo da delegação conjunta à Guiné-Bissau é o de ajudar o SINAPROF a reforçar os laços de relações institucionais através de um sindicalismo inovador e o de “aumentar uma troca de experiências com os nossos parceiros da CPLP-SE”, além do reforço “da nossa capacidade organizacional em vários domínios”.
O Presidente do SINAPROF demonstrou uma grande esperança na parceria com a IE e a CPLP-SE e considerou-a absolutamente fulcral para atingir dois objetivos essenciais: a merecida capacitação dos professores
da Guiné-Bissau e a promoção da Educação e de um ensino inclusivo de qualidade no seu país.
A delegação da IE e da CPLP-SE vai permanecer na Guiné-Bissau até ao dia 12 de novembro de 2022 e é composta por Jefferson Pessi e Dennis Sinyolo (IE), José Augusto Cardoso, José Costa e Joaquim Santos (CPLP-SE).
O domingo de seis de novembro foi aproveitado para uma visita às instalações do SINAPROF, que estão a precisar urgentemente de uma remodelação, verdadeiramente digna do seu merecimento.
Texto: Joaquim dos Santos
Comments